Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2010 - 10h21

Sobe para 26 número de mortos em explosão de mina no centro da China

Publicidade

DE SÃO PAULO

Autoridades chinesas confirmaram a morte de ao menos 26 mineiros em uma explosão em uma mina de carvão no centro da China na noite de terça-feira (7), informou nesta quarta-feira a agência estatal Xinhua.

A explosão ocorreu quando 46 mineiros trabalhavam na mina Juyuan, na cidade de Sanmexia, disse o vice-chefe de engenharia da indústria de carvão Yi Ma.

Em um coletiva de imprensa dos dirigentes da mina, Li disse que 20 trabalhadores foram trazidos à superfície com segurança depois do acidente e todos os corpos dos mortos já foram removidos.

Os socorristas precisaram ventilar os gases tóxicos de dentro da mina antes de começarem o resgate. A mina, capaz de produzir 150 mil toneladas de carvão por ano, havia sido fechada para melhoramentos técnicos. Os problemas de segurança haviam sido supostamente corrigidos antes de voltarem às operações.

Segundo a polícia chinesa, o empresário que dirige a mina, Suo Yonggang, teria mandado os mineiros descerem mesmo sem autorização. O proprietário teria tentado esconder quatro corpos no poço.

Explosões de gás metano, inundações e incêndios ocorrem frequentemente nas explorações de carvão na China causando milhares de mortes anualmente.

Segundo a Administração Estatal de Segurança em Minas de Carvão, em 2008 foram registrados 3.215 acidentes no setor. O organismo não especificou o número de mortos e de acidentes em 2009 e 2010.

A produção de carvão na China chegou a 2,44 bilhões de toneladas até setembro de 2010 e continua sendo a principal fonte de energia para impulsionar o rápido crescimento econômico do país, apesar das críticas devido à alta taxa de poluentes emitidos por essa matriz energética.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página