Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2010 - 19h19

Exército do México mata chefe do cartel La Família

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O chefe do cartel La Familia, Nazario Moreno González, foi morto nesta quinta-feira pelas forças de segurança do México, durante um confronto no Estado de Michoacán (sul do país).

O porta-voz da Segurança Nacional, Alejandro Poiré, informou a morte de González, conhecido como O Louco, em uma entrevista a jornalistas. Ele afirmou ainda que onze pessoas, cinco policiais federais, três criminosos e três civis, morreram nos confrontos na área de Apatzingan.

Leogivildo Gonzalez/Reuters
Policial olha carro queimando durante confronto com membros do cartel La Familia, em Apatzingan, no México
Policial olha carro queimando durante confronto com membros do cartel La Familia, em Apatzingan, no sul do México

Moreno era considerado um dos líderes do cartel La Familia, dominante no Estado natal do presidente Felipe Calderon. Ele misturava trechos da Bíblia a slogans de autoajuda para conquistar recrutas para sua gangue, alegando proteger a população local.

La Familia era uma gangue pouco conhecida, mas cresceu nos últimos anos e se tornou uma das maiores do país.

Procurado nos Estados Unidos e com uma recompensa de US$ 2,4 milhões por sua cabeça no México, Moreno é o segundo chefão do narcotráfico a ser morto em apenas um mês. Marinheiros mataram, em 5 de novembro, Ezequiel "Tony Tormenta" Cardenas, no nordeste do México.

Cerca de 33 mil pessoas foram mortas desde que Calderon lançou sua campanha militar contra os cartéis de drogas em 2006, quando assumiu a Presidência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página