Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2010 - 14h14

Diplomata dos EUA Richard Holbrooke está em estado crítico

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O diplomata americano Richard Holbrooke, enviado especial dos Estados Unidos para Paquistão e Afeganistão, está em estado crítico depois de uma cirurgia para reparar um dano em sua aorta.

O Departamento de Estado americano informou que Holbrooke passou pela cirurgia na manhã deste sábado e está acompanhado de seus familiares.

"Esta manhã, os médicos realizaram uma cirurgia para reparar danos em sua aorta. Ele está em condição crítica e está junto a sua família", no Hospital da Universidade George Washington, na capital americana, informou o porta-voz do departamento de Estado, Philip Crowley, em comunicado.

Tim Sloan-28.jul.10 /AFP
Enviado especial dos EUA ao Paquistão e Afeganistão, Richard Holbrooke, está em estado crítico após operação na aorta

Holbrooke passou mal nesta sexta-feira no Departamento de Estado e foi levado diretamente ao hospital.

Crowley disse que o diplomata de 69 anos começou a se sentir mal quando trabalhava no sétimo andar do edifício, mas não quis dar mais detalhes.

Holbrooke foi nomeado enviado especial poucos dias depois do presidente Barack Obama tomar posse, em janeiro de 2009. Ele é conhecido por conseguir os acordos de paz Dayton, em 1995, que encerraram a guerra na Bósnia. Ele teria sido ainda candidato a ocupar a secretaria de Estado, antes do posto ser oferecido para Hillary Clinton.

Sua carreira meteórica inclui ainda trabalho no Vietnã, além do diplomata de mais alto escalão dos EUa no Leste da Ásia, Europa e ONU (Organização das Nações Unidas).

A Guerra do Afeganistão passará por um momento crucial na semana que vem, quando o governo Obama deve apresentar sua estratégia renovada para o conflito, que deve incluir o início da retirada das tropas em julho de 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página