Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2010 - 20h56

Partido governista vence eleição e tentará coalizão em Kosovo

Publicidade

FATOS BYTYCI E BENET KOLEKA
DA REUTERS, EM PRISTINA

O partido PDK, do primeiro-ministro Hashim Thaci, venceu a eleição geral de domingo em Kosovo, segundo a apuração quase total divulgada nesta segunda-feira. Porém, ele pode ter dificuldades para formar uma coalizão.

O PDK teve 33,5% dos votos, seguido pelo ex-aliado LDK, com 23,6%. O comparecimento foi de 47,8% dos 1,6 milhão de eleitores, segundo a Comissão Eleitoral.

Essa é a primeira eleição geral em Kosovo desde a independência, e os EUA e a União Europeia a veem como um teste para a sua maturidade democrática e como pré-condição para sua futura adesão ao bloco europeu.

Os três maiores partidos depois do PDK já anunciaram que não aceitarão participar de uma coalizão sob o comando de Thaci. O LDK e outros partidos se queixaram de irregularidades e pleitearam uma repetição da votação em dois distritos que são redutos de Thaci e onde o comparecimento foi muito mais expressivo do que na média nacional.

Doris Pack, chefe da missão de observação eleitoral da União Europeia, afirmou ter sido informada sobre as denúncias, mas disse que elas não devem afetar o processo como um todo. Segundo ela, foi "um dia de eleição em geral bem organizado".

O embaixador dos EUA em Pristina, Christopher Dell, disse que houve irregularidades --mais votos na urna do que assinaturas na ata da seção-- na localidade de Skenderaj.

A entidade Democracia em Ação, que reúne várias ONGs kosovares e teve 5.000 observadores no pleito, apontou "manipulação de votos" nas duas regiões sob suspeita. O PDK pediu que seus rivais apresentem provas das eventuais fraudes.

Kosovo era uma província da Sérvia, mas com maioria da população etnicamente ligada à Albânia. O país declarou independência em 2008, após passar anos como protetorado da ONU, mas os sérvios ainda dominam o norte.

Pela Constituição, 20 vagas são reservadas às minorias, sendo 10 aos sérvios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página