Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2010 - 09h51

EUA iniciam retirada do Afeganistão a partir de julho de 2011; guerra dura até 2014

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Os Estados Unidos conseguiram progressos suficientes no último ano no Afeganistão para iniciar uma "redução responsável" das tropas a partir de julho de 2011, segundo um relatório que revisa a estratégia do governo de Barack Obama no conflito divulgado nesta quinta-feira.

Obama anunciou no ano passado, no momento em que Washington enviou 30 mil soldados a mais ao Afeganistão, que as tropas americanas pretendiam iniciar o retorno para casa em julho de 2011, de acordo com a situação no campo de batalha.

Mas apesar da promessa de início da redução das tropas, a data chave para a política americana no Afeganistão é 2014, ano em que os membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) concordaram, em uma reunião de cúpula no mês passado, em transferir o controle da segurança às forças de segurança afegãs.

O relatório afirma ainda que a estratégia do presidente Obama de aumentar os efetivos militares conseguiu conter o avanço dos talebans em grande parte do Afeganistão, mas destaca que as conquistas continuam sendo frágeis e reversíveis.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página