Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2010 - 09h47

Direitos Humanos quer que EUA compensem subsídios na Cisjordânia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM JERUSALÉM

O governo dos Estados Unidos deveria descontar da ajuda que fornece ao Estado de Israel o valor dos subsídios que Israel concede para continuar colonizando a Cisjordânia, afirma a organização de defesa dos direitos humanos HRW (Human Rights Watch).

Um relatório da HRW publicado neste domingo mostra que as colônias israelenses têm melhores serviços, como a água ou energia elétrica, que as urbanizações palestinas da mesma zona.

"Os Estados Unidos, que concedem US$ 2,75 bilhões de ajuda anual a Israel, teriam que suspender uma parte deste financiamento equivalente ao que o Estado israelense gasta para apoiar a colonização, um valor estimado em um estudio de 2003 em US$ 1,4 bilhão", afirma a HRW.

Os palestinos consideram que a presença de 500.000 israelenses em mais de 120 colônias na Cisjordânia e Jerusalém Oriental impedem a criação de um Estado palestino viável nos territórios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias de 1967.

O fim da moratória sobre a construção de novas casas para colonos na Cisjordânia colocou em risco as negociações diretas de paz israelense-palestinas retomadas em 2 de setembro, depois de uma interrupção de 20 meses.

A moratória de 10 meses, anunciada em 25 de novembro de 2009 pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, se limitava aos assentamentos da Cisjordânia, excluindo Jerusalém Oriental e milhares de obras iniciadas anteriormente, assim como edifícios públicos (escolas ou sinagogas).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página