Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2010 - 07h10

Belarus prende sete dos nove candidatos da oposição

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Sete dos nove candidatos da oposição nas eleições presidencias de Belarus foram detidos na noite de domingo, confirmaram fontes ligadas aos políticos, após a controversa reeleição do presidente Alexander Lukashenko.

Os candidatos detidos são Andrei Sanikov, Vladimir Nekliaev, Nikolai Statkevich, Rygor Kastusev, Vitali Rymachevskii, Ales Mijalevich e Dimitri Uss.

Os únicos candidatos que não foram detidos são Iaroslav Romanchuk e Viktor Tereshchenko.

A votação de domingo terminou com a reeleição de Alexander Lukashenko, que está há 16 anos no poder, mas a oposição denunciou grandes fraudes no processo.

Segundo a Comissão Eleitoral, Lukashenko foi reeleito no primeiro turno com 79,67% dos votos, em uma votação que teve 90,66% de participação.

Uma jornalista da AFP, Maria Antonova, também foi detida durante a madrugada pelas forças de segurança em Minsk, ao fim das manifestações da oposição.

A repórter foi levada pela polícia quando retornava ao hotel após a violenta dispersão dos manifestantes que protestavam contra a reeleição de Lukashenko.

Maria Antonova seguia detida na manhã desta segunda-feira.

Quase 10.000 pessoas responderam, ainda na noite de domingo, a uma convocação da oposição de protesto contra fraudes na eleição, concentrando-se nos arredores da praça de Outubro, em Minsk, com bandeiras vermelhas e brancas, e outras da União Europeia, enquanto gritavam lemas como "Pela Liberdade!".

Após uma tentativa de invasão à sede do governo, quebrando vidraças e portas, a polícia cercou um grupo importante de manifestantes, pedindo para que erguessem as mãos e depois os conduziu a caminhões das forças de segurança.

A embaixada dos Estados Unidos denunciou o "uso excessivo da força" contra os manifestantes.

"Os Estados Unidos condenam energicamente a violência durante as eleições em Belarus", afirma um comunicado da representação diplomática.

"Estamos particularmente preocupados com o uso excessivo da violência por parte das autoridades, especialmente contra vários candidatos nas eleições que foram agredidos e detidos, assim como contra jornalistas e membros da sociedade civil", completa a nota.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página