Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2010 - 12h17

Irmão gêmeo diz duvidar que corpo enterrado seja de presidente polonês

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Jaroslaw Kaczynski disse nesta segunda-feira que o corpo enterrado na Polônia não é de seu irmão gêmeo, o presidente polonês Lech Kaczynski, morto em um acidente de avião em abril deste ano.

Paul Hanna--14jul.07/Reuters
O presidente da Polônia Lech Kaczynski, morto em acidente de avião ocorrido em abril na Rússia
O presidente da Polônia Lech Kaczynski, morto em acidente de avião ocorrido em abril na Rússia

O presidente, sua mulher Maria e vários membros do alto escalão político e militar da Polônia viajavam em um Tupolev 154 para participar de uma cerimônia no cemitério de Katyn, onde em 1940 foram assassinados 20 mil oficiais poloneses por ordem de Stalin. O avião caiu sob intensa neblina em um acidente que matou todas as 96 pessoas a bordo.

"Reconheci o corpo de meu irmão no aeroporto de Smolensk, poucas horas depois do acidente", disse Jaroslaw à imprensa. "Quando vi o corpo que trouxeram até à Polônia, era uma pessoa que não se parecia em nada com meu irmão, mesmo que tenham dito que era ele", completou, sem explicar o motivo de ter esperado tanto tempo para revelar a suspeita.

Kaczynski, líder da oposição conservadora, disse ainda que não decidiu se vai pedir a exumação --o que permitiria comprovar a identidade do corpo enterrado na catedral de Cracóvia, junto a reis e outros personagens proeminentes da história polonesa.

Familiares de algumas das vítimas já expressaram preocupação de não terem recebido os restos mortais corretos para o enterro e que consideram exumação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página