Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2010 - 19h01

Família brasileira enfrenta atrasos para chegar a Paris

Publicidade

NÁDIA PONTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
EM PARIS (FRANÇA)

Centenas de passageiros passaram a noite em aeroportos na Europa à espera de informações sobre voos cancelados ou atrasados pelas nevascas. Às vésperas do Natal, uma das épocas mais movimentadas do ano, os brasileiros não escaparam da saga.

Luiz, Marilda e a filha Débora só conseguiram chegar em Paris, na França, após horas de incerteza e uma inesperada noite em Milão, na Itália. A família Scheuer saiu de São Paulo no último sábado (18) para passar as festas com o filho Tiago.

Já comemoram o feito: o voo da TAM para Paris foi um dos últimos a deixar o Brasil antes dos cancelamentos devido ao caos provocado pela neve nos aeroportos europeus.

Na manhã do domingo, uma hora antes de chegar à capital francesa, souberam pelo piloto que o Aeroporto Charles de Gaulle estava fechado para aterrissagens, e que o voo seria desviado para Milão.

No aeroporto italiano, Débora Scheuer contou que a incerteza se a aeronave seguiria para Paris durou uma hora --sem poder desembarcar, os passageiros aguardaram o anúncio da decisão. Ao fim da espera, brasileiros e franceses foram acomodados num hotel e não reclamam da assistência prestada pela companhia aérea.

Na segunda-feira, mais atrasos. Embarcados uma hora depois do previsto, os passageiros esperam por mais sessenta minutos antes que o avião pudesse decolar rumo a Paris. Já no espaço aéreo francês, o piloto teve que dar voltas até que recebesse autorização para pousar.

AINDA A CAMINHO

Aos milhares de passageiros que tentam chegar onde programaram, se somam o drama vivido por brasileiros nos aeroportos europeus. Dentre eles, o de Gleudson da Silva Junior, de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, que está no Aeroporto de Dublin (Irlanda).

O treinador de futebol se programou para evitar contratempos: rejeitou o convite de amigos para passar as festas em Berlim (Alemanha), onde a previsão era de nevasca, e comprou uma passagem diurna para Kaunas, na Lituânia, onde pretende encontrar a namorada russa.

Com a neve que caiu na capital irlandesa na tarde desta terça-feira, a partida prevista para às 16h55 estava atrasada e sem previsão para ocorrer. Gleudson aguardava mais notícias já sala de check-in. Segundo informações do aeroporto, as operações estavam suspensas até a noite desta terça-feira.

Já Madalena Sampaio nem conseguiu chegar ao local de embarque. A jornalista ficou presa na rodovia devido aos acidentes provocados pela neve e perdeu o voo para Portugal --que decolou com atraso. O trajeto de carro de Hamburgo ao aeroporto de Bremem, na Alemanha, leva uma hora em média, mas foi percorrido em cinco. Madalena tentará embarcar na sexta-feira, mas os meteorologistas já avisaram: há 80% de chances de que a neve caia na Alemanha no dia 24 de dezembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página