Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 06h30

Bomba explode em tribunal de Atenas, mas não deixa vítimas

Publicidade

DA EFE

Uma explosão de grandes proporções atingiu nesta quinta-feira o prédio de um tribunal em Atenas, causando danos materiais mas sem deixar nenhuma vítima, segundo a polícia local.

O atentado ocorreu por volta das 8h20 do horário local (4h20 de Brasília). Uma ligação telefônica ao jornal ateniense "Elefterotipia", 40 minutos antes da explosão, permitiu que as autoridades esvaziassem o edifício a tempo.

Segundo informações da emissora estatal "NET", a explosão foi causada por um veículo-bomba --provavelmente uma moto-- que estava estacionado nos arredores do tribunal.

Os autores do atentado deram instruções específicas sobre o lugar em que estava a moto e o número da placa.

Pelo menos dez veículos estacionados nas proximidades pegaram fogo ou sofreram graves danos. O edifício do tribunal sofreu danos consideráveis em sua fachada, e vidraças ficaram quebradas em todos os andares.

O tribunal fica em uma rua muito movimentada, a três quilômetros do centro de Atenas.

Rodopi Kulumbis, funcionária do tribunal, declarou à emissora "Mega" que "explosão foi muito forte", e que a polícia retirou os funcionários do prédio após uma chamada de alerta.

Vários grupos armados de esquerda vêm agindo na Grécia nos últimos cinco anos, com atentados com explosivos contra alvos da administração pública, políticos, empresários e a polícia.

A última onda de atentados ocorreu em novembro, quando 14 pacotes-bomba foram enviados a embaixadas em Atenas e a políticos europeus, deixando uma pessoa ferida.

As ações foram atribuídas à organização radical grega Conspiração de Núcleos de Fogo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página