Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2011 - 10h30

Reino Unido eleva segurança em redes de transporte por ameaça terrorista

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo do Reino Unido decidiu elevar de substancial para severo o nível de ameaça terrorista para as principais redes de transporte no país, informou nesta sexta-feira a emissora pública britânica BBC. Mais policiais foram enviados para as estações de trem, metrô, ônibus e aeroportos de Londres.

O nível severo significa que a possibilidade de um atentado terrorista é "altamente provável". As autoridades afirmam que a mudança do nível de alerta não está associado a nenhuma ameaça direta de atentado e que se trata apenas de uma prevenção. O Ministério do Interior ressalta que se houvesse algum tipo de ameaça concreta o nível de alerta teria sido elevado para crítico, o máximo.

Um porta-voz da Scotland Yard afirmou à emissora que os agentes atuarão de acordo com o alerta e "empregarão um leque de táticas que continuam sob constante revisão".

A polícia estava em patrulha em locais de grandes aglomerações, como as estações de trem St. Pancras e King's Cross, mas negou relatos da rede Sky News de que agentes de folga foram convocados para reforçar a segurança.

O nível geral de alerta de terrorismo internacional permanece em severo desde janeiro de 2010 no Reino Unido. Além dele, há vários alertas para setores específicos da infraestrutura nacional --como a rede de transporte.

Mudanças nos níveis de alerta específicos são uma prática comum da polícia britânica para lidar com uma ameaça do terrorismo que o primeiro-ministro, David Cameron, disse em dezembro ser "tão séria hoje como sempre foi."

No mês passado, nove homens suspeitos de planejar ataques à Embaixada dos EUA em Londres e na Bolsa de Londres foram acusados de crimes de terrorismo.

A medida vem depois da França e da Alemanha aumentarem a segurança em seus territórios diante do alerta de uma ameaça crescente de ataques terroristas na Europa. Em outubro, o Departamento de Estado dos EUA aconselhou os cidadãos americanos que viajam ou vivem na Europa para serem cautelosos em meio a relatos de que os terroristas estavam planejando um ataque ao estilo de Mumbai em uma cidade europeia. Em novembro de 2008, um grupo de dez terroristas atacou diversos pontos turísticos frequentados por estrangeiros em Mumbai, o coração financeiro indiano, matando 166.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página