Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2011 - 08h44

Seul diz que diálogo com Coreia do Norte deve abordar 'paralisação nuclear'

Publicidade

DA EFE, EM SEUL

A Coreia do Sul insistiu neste domingo que qualquer conversa bilateral com a Coreia do Norte deve incluir a "paralisação do desenvolvimento nuclear" do país, após a oferta realizada no sábado pelo regime comunista para celebrar em breve um diálogo entre as duas nações.

Neste sábado, o regime de Kim Jong-il propôs a Seul realizar uma reunião antes de meados de fevereiro na cidade de Kaesong, na fronteira, para retomar o turismo a um complexo conjunto.

O norte-coreano comitê para a Reunificação Pacífica das Coreias reivindicou "a abertura rápida e incondicional das conversas entre as autoridades do Norte e do Sul", como ocorreu entre os dias 1º e 5 de janeiro.

A tensão entre as duas Coreias viveu um de seus piores momentos em décadas após o bombardeio da Coreia do Norte à ilha sul-coreana de Yeonpyeong, em 23 de novembro, que causou a morte de dois militares e dois civis.

Desde então, as duas Coreias começaram uma dura troca de acusações que, no início de ano, deu passagem a posturas mais conciliadoras dos dois lados.

No último dia 3 de janeiro, o presidente Lee disse a Coreia do Norte em seu discurso de Ano Novo que a porta ao diálogo "está aberta", embora tenha reiterado que é necessário um compromisso sério por parte de Pyongyang em direção a essas conversas.

O governo de Seul exige do regime de Kim Jong-il que demonstre sua intenção de desnuclearização.

O regime norte-coreano realizou em 2006 e em 2009 testes nucleares subterrâneos a partir de plutônio que deram origem a sanções e um maior isolamento internacional.

Em 2009, a Coreia do Norte anunciou que estava "na última fase" para a obtenção de urânio enriquecido, utilizado para fabricar armas nucleares, e em novembro o cientista americano Siegfried Hecker confirmou os avanços do programa após uma visita ao país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página