Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2011 - 11h24

Irã libera americana detida na fronteira por suspeita de espionagem

Publicidade

DA REUTERS, EM TEERÃ

As autoridades de fronteira do Irã liberaram uma mulher estrangeira que, segundo reportagens da imprensa local, era suspeita de ser uma espiã norte-americana, informou neste domingo a emissora estatal Irib.

"A mulher de 34 anos que tentou ingressar no Irã pelo terminal de Norduz em 5 de janeiro deixou as fronteiras iranianas depois que sua situação foi esclarecida e foram realizados os procedimentos legais", disse a Irib, citando um funcionário de segurança de alta patente que não foi identificado.

Reportagens contraditórias tinham sugerido que a mulher norte-americana era suspeita de trabalhar para o departamento de inteligência dos EUA, mas a fonte citada pela Irib negou que a mulher tenha sido detida enquanto filmava a região de fronteira.

Aumentando ainda mais a confusão em torno do tema, a rede Irib disse que a mulher tinha sido detida em Norduz, na fronteira do Irã com a Armênia, enquanto outros veículos de comunicação disseram que ela tinha tentado entrar no país por Jolfa, cerca de 50 quilômetros a oeste, no limite com o Azerbaijão.

Segundo a Irib, a mulher solicitou um visto iraniano e não conseguiu entrar no país. Sem a permissão, ela retornou à Armênia no sábado, segundo a emissora.

A notícia sobre a detenção da norte-americana aconteceu num momento de enorme tensão entre Teerã e Washington, que estão envolvidos numa prolongada disputa sobre o programa nuclear iraniano.

Os dois países não mantêm relações diplomáticas desde a Revolução Islâmica de 1979, mas terão representantes nas negociações que serão realizadas na Turquia este mês, em que os países ocidentais esperam avançar nas negociações nucleares.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página