Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2011 - 11h59

Irã e Iraque acordam aumento da colaboração na área de petróleo

Publicidade

DA EFE, EM TEERÃ

O Irã e o Iraque assinaram acordo em Teerã para desenvolver e explorar novas jazidas de petróleo na fronteira comum, informou neste domingo a agência de notícias local iraniana Mehr.

Considerados os dois países mais ricos do mundo em reservas de petrolíferas, Irã e Iraque "concluíram um contrato de serviços para o desenvolvimento conjunto de campos de hidrocarbonetos".

Com o novo acordo ficou estabelecido uma série de comitês conjuntos de analistas para debater as questões contratuais, financeiras e técnicas, acrescentou.

Inimigos na década de 80, Iraque e Irã estreitaram relações desde em 2003 uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiu o primeiro país, derrubando o, então, presidente iraquiano Saddam Hussein.

Os países travaram uma guerra cruel pelas suas fronteiras entre 1980 e 1988, que tinha como um de seus principais objetivos conquistar o denominado "Shatt al Arab", que permite a saída fluvial do petróleo para o Golfo Pérsico.

Até o momento a Arábia Saudita é considerada o primeiro país do mundo em reservas comprovadas de petróleo, levando em conta somente as convencionais, e a Venezuela o segundo, incluindo as duas não convencionais.

Atrás, Irã e Iraque mantêm uma disputa desde a década de 80, quando Bagdá exigia ter uma cota igual à de Teerã.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página