Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2011 - 08h21

Líder druso anuncia apoio ao Hizbollah em novo governo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O líder druso Walid Jumblatt anunciou apoio ao movimento xiita Hizbollah, o principal responsável por derrubar o governo do premiê libanês, Saad Hariri, há cerca de dez dias.

Jumblatt se negou a dizer quantos parlamentares estão com ele, mas seu apoio é chave para a escolha de um novo primeiro-ministro na votação da próxima segunda-feira. Fontes do governo especulam que ele conte com 11 deputados.

EFE-21jan.11/Oficina de Prensa de Hizbul
Líder druso Walid Yumblat (dir.)decide apoiar Hizbollah na crise que dissolver governo de unidade no Líbano
Líder druso Walid Yumblat (dir.)decide apoiar Hizbollah na crise que dissolver governo de unidade no Líbano

"O partido se manterá firme no apoio à Síria e à resistência", disse Jumblatt nesta sexta-feira. A palavra "resistência" é usada para se referir ao Hizbollah.

Antigo aliado de Hariri, Jumblatt aproximou posturas com a oposição liderada pelo Hizbollah e por Damasco, principal aliado do grupo xiita.

Ele lidera o Partido Socialista Progressivo desde o assassinato do seu pai, Kamal, em 1977. Uma vez aliado de Damasco, Jumblatt foi para o time dos anti-Síria em 2004 e apoiou a aliança 14 de Março durante vários anos. Mas ele mudou de postura e, no ano passado, confirmou sua reconciliação com a Síria em um encontro com Assad em Damasco.

Segundo a Constituição libanesa, após consultar com os deputados, o presidente deverá encarregar outra pessoa com maior apoio à formação de um novo executivo.

O primeiro-ministro deve pertencer à comunidade muçulmana sunita segundo o sistema confessional em vigor no Líbano, o presidente da República à comunidade cristã maronita (católicos de Oriente) e o presidente do Parlamento à muçulmana xiita.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página