Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 08h02

Israel triplicou demolições de casas palestinas, diz ONG

Publicidade

DA EFE, EM JERUSALÉM

O Exército israelense demoliu 86 imóveis palestinos na área C da Cisjordânia --sobre a qual mantém controle civil e militar-- em 2010, o triplo do ano anterior, segundo dados da ONG israelense B'Tselem divulgados nesta quarta-feira pelo jornal israelense "Haaretz".

No ano passado, a denominada Administração Civil (corpo militar israelense que administra os assuntos civis na Cisjordânia ocupada) colocou abaixo 86 imóveis, entre estes vários barracos, frente às 28 construções palestinas que destruiu em 2009.

Segundo a B'Tselem, cerca de 500 palestinos, incluídos 223 crianças, perderam suas casas nas demolições da área C --na qual vive 60% da população da Cisjordânia.

"Israel retém controle sobre o planejamento urbanístico na área e é virtualmente impossível para os palestinos conseguir permissões de construção", afirmou a porta-voz de B'Tselem, Sarit Michaeli.

As autoridades israelenses "investem muitos recursos em promover os assentamentos judaicos nessa zona enquanto impedem o desenvolvimento das comunidades palestinas, às quais impõem inumeráveis impedimentos para crescer e expandir-se, por isso que há um grande fenômeno de construção ilegal", disse.

Michaeli afirma que a pior situação ocorre nas comunidades beduínas e nômades no Vale do Jordão e no sul de Hebron, onde não só aumentaram as demolições, mas também a declaração de terras como "zona militar fechada" e o assédio aos residentes --que levam a um deslocamento forçado dessas comunidades.

Em declarações ao "Haaretz", o advogado Shlomo Lecker atribui o aumento das demolições à pressão dos colonos judeus que vivem na Cisjordânia e da organização da direita nacionalista Regavin, que se dirige aos tribunais israelenses para pedir que emitam ordens de demolição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página