Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 08h07

Premiê da Irlanda dissolverá Parlamento na terça-feira

Publicidade

DA REUTERS, EM DUBLIN

O primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, dissolverá o Parlamento na próxima terça-feira (1º) e anunciará uma nova data de novas eleições gerais, informou a emissora estatal RTE.

Cowen está sob intensa pressão dos partidos irlandeses para deixar o governo. Ele já renunciou, no sábado passado (22), à liderança do partido Fianna Fail --que deve ser derrotado no novo pleito.

Cowen esperava apenas a aprovação do Orçamento de 2011, o mais austero na história do país, para concretizar sua saída. O orçamento atende o plano quadrienal de ajuste que a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) exigiram como condição para a aprovação de um plano de resgate internacional para a Irlanda.

O projeto foi aprovado nesta quinta-feira na Câmara dos Deputados e seguirá para o Senado, onde deve ser aprovado no sábado.

Ele assumiu em 2008, quando os 13 anos de crescimento econômico irlandês (o país chegou a ser chamado de Tigre Celta) davam lugar a uma implosão do mercado de imóveis e crises bancárias.

No último ano, ele sobreviveu a diversos votos de confiança no Parlamento, mas sua popularidade despencou com o agravamento do deficit e do desemprego. O governo teve de negociar um resgate de 85 bilhões de euros com a União Europeia.

Na última semana, Cowen enfrentou uma renúncia em massa de cinco de seus 15 ministros. Enfraquecido, anunciou sua saída da liderança do Fianna Fail. Mas isso não acalmou os colegas de coalizão do Grupo dos Verdes, que renunciaram ao governo para forçar a antecipação das eleições e a queda de Cowen, cujo governo duraria até 2012.

Dois partidos de oposição devem vencer o pleito e formar uma coalizão: o Fine Gael (centro) e o Trabalhista (esquerda).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página