Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2011 - 07h55

Coreias anunciam diálogo militar para a próxima semana

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Coreia do Norte e Coreia do Sul iniciarão diálogo militar no próximo dia 8 de fevereiro, anunciou o Ministério sul-coreano da Defesa, em um passo importante para reduzir a recente tensão na península coreana.

A reunião de 8 de fevereiro deve estabelecer o calendário, a pauta e o local para uma reunião de alto alto nível, provavelmente entre os ministros da Defesa dos dois países.

Nos últimos meses, a tensão na península coreana tem escalado. Os dois principais incidentes foram o naufrágio do navio de guerra sul-coreano Cheonan, em março de 2010, que deixou 46 tripulantes mortos, e o ataque de artilharia norte-coreana, em novembro, à ilha de Yeonpyeong, que deixou quatro mortos.

Seul já disse que é "absolutamente necessário" manter um diálogo separado sobre a desnuclearização.

No início de janeiro, o regime de Kim Jong-il propôs um diálogo incondicional à Coreia do Sul para resolver a crise, mas Seul acolheu a proposta com frieza e pediu como condição um compromisso sério e responsável de Pyongyang.

Desde então, contudo, os dois países caminham para a redução na tensão regional. As duas Coreias restabeleceram a linha telefônica direta entre seus escritórios da Cruz Vermelha na área desmilitarizada de Panmunjom, que estava suspensa desde maio de 2010.

Mais cedo, o presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak, afirmou que a Coreia do Norte deveria "aproveitar a oportunidade" e não descartou a possibilidade de uma reunião de cúpula. Um primeiro encontro de cúpula aconteceu em 2000 e outro em 2007.

"Podemos realizar uma reunião de cúpula se for necessário. É uma boa oportunidade para a Coreia do Norte", disse Lee Myung-Bak, antes de manifestar esperança de que tenha chegado o momento de mudança em Pyongyang.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página