Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2011 - 08h31

Rússia ameaça expulsar diplomata irlandês em retaliação

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Rússia ameaçou expulsar nesta quarta-feira um diplomata irlandês em retaliação à expulsão, na véspera, de um diplomata russo como punição por Moscou ter usurpado as identidades de seis cidadãos irlandeses para fazer passaportes para espiões.

"Este gesto sem justificativas e não amigável não ficará sem ação correspondente", disse o vice-ministro de Relações Exteriores, Vladimir Titov, citado pela agência de notícias Interfax.

A polícia irlandesa abriu uma investigação depois do desmantelamento, em junho passado, de uma rede de espionagem russa nos Estados Unidos que utilizava passaportes falsos. A investigação mostrou que a Rússia usou identidades de cidadãos do país para forjar passaportes.

Irlanda disse que essa não era a conduta que seu governo espera de um país com o qual mantém relações amistosas.

A disputa diplomática vem após outros episódios envolvendo Moscou. Em dezembro passado, Rússia e Reino Unido trocaram expulsões de diplomatas depois que Londres citou evidências de atividade do serviço de inteligência russo contra os interesses britânicos.

Em meados de 2010, Moscou e Washington fizeram uma troca histórica de espiões russos após a descoberta da rede de espionagem em solo americano, onde russos se infiltravam nos círculos de influência americanos.

Já o governo irlandês pediu a Israel, em junho passado, que tirasse um membro de sua embaixada em Dublin pelo uso de passaportes irlandeses falsos no esquema para assassinar um comandante do grupo islâmico palestino Hamas, em Dubai.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página