Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2011 - 21h38

Reformista assume o principal cargo do partido de Mubarak

Publicidade

DA EFE, NO CAIRO

O senador egípcio Hosam Badrawi, novo líder do governista Partido Nacional Democrático (NDP) e que tem fama de reformista, cogitou a ideia de fundar seu próprio partido político até se convencer de que poderia conseguir mais se permanecesse dentro da legenda no poder.

Badrawi foi designado neste sábado secretário-geral do NDP, o cargo mais importante da legenda, além de chefe do comitê político do partido, que ficava a cargo de Gamal Mubarak, filho do ditador Hosni Mubarak.

Ao acumular os dois cargos, Badrawi toma as rédeas de um dos principais pilares do regime de Mubarak, no poder desde 1981, sem se sentir ameaçado, já que acima dele está apenas o presidente egípcio.

A biografia oficial do senador, que está disponível em seu site, algo raro entre os veteranos dirigentes do NDP, não diz quando ele nasceu, mas revela detalhes sobre sua vida profissional e política.

Formado em medicina e especialista em ginecologia, Badrawi formou-se na Universidade do Cairo em 1974 e cursou pós-graduação em três universidades dos Estados Unidos, país onde também se formaram seus dois filhos, um analista financeiro e uma pedagoga.

É membro da câmara alta do Parlamento egípcio e faz parte do conselho de governo do NDP e do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, uma organização oficial.

A carreira parlamentar de Badrawi esteve ligada ao setor educativo, onde deixou sua marca pelo impulso que deu à reforma no ensino básico e superior, segundo sua biografia oficial.

"Suas propostas constituem o núcleo de todas as estratégias do sistema educacional atual", diz seu site, no qual aparecem fotografias de Badrawi em pose de apresentador de televisão, com roupa de cirurgião e dando cabeçadas em uma bola de futebol.

Ele integra o Secretariado de Políticas do NDP, que era liderado por Gamal Mubarak e a quem substitui agora. É fundador do conselho de parlamentares árabes contra a corrupção e preside uma fundação familiar para o desenvolvimento social no Egito.

REFORMISTA

Em 1995, Badrawi se juntou a outros para formar uma nova legenda política, mas em 2000 percebeu que trabalhar dentro do principal partido egípcio seria mais efetivo e consumiria menos tempo.

Em 2003, o semanário "Al-Ahram Weekly" destacou que, logo após entrar no NDP, Badrawi se vinculou ao setor reformista desse partido.

"Temos pela frente uma grande tarefa de desenvolvimento humano através da educação, da liberdade e da democracia. Devemos manter os verdadeiros valores para que nossa cultura continue viva", afirmou ele na ocasião.

Apesar desses princípios, Badrawi não hesitou em qualificar como "minúscula' a possibilidade de fraude nas eleições parlamentares de novembro e dezembro, tão evidente que os principais grupos da oposição se retiraram do segundo turno.

Vários meses depois, o próprio Mubarak pediu que se acelerasse a revisão das impugnações apresentadas contra os deputados eleitos, um número tão alto que o Parlamento teve que suspender suas sessões até que tudo fosse esclarecido.

Badrawi se diz um admirador de Mahatma Gandhi.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página