Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2011 - 05h20

Termina sem acordo reunião militar entre as duas Coreias

Publicidade

DA EFE

A reunião militar entre as duas Coreias, que tinha o objetivo de preparar um encontro de alto nível que contribuísse para reduzir a tensão na península, terminou sem um acordo nesta quarta-feira após dois dias de negociações, informaram fontes da defesa sul-coreana.

As duas delegações, lideradas por coronéis, não chegaram a um consenso para formar a agenda e designar as datas do encontro de alto nível que teria o objetivo de reduzir as divergências das duas nações após o bombardeio norte-coreano contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong.

"As conversas terminaram por volta das 15h (4h em Brasília) sem que haja acordo", indicou um oficial sul-coreano à agência local Yonhap.

A reunião do mais alto nível poderia ser protagonizada pelos ministros da Defesa das duas Coreias, algo que não se ocorre desde 2007.

O Ministério da Defesa sul-coreano havia reiterado na terça-feira que a reunião de ministros não seria possível se a Coreia do Norte não se desculpasse e se responsabilizasse pelo "ataque" à ilha sul-coreana de Yeonpyeong e o afundamento, em março de 2010, da embarcação militar sul-coreana Cheonan, quando morreram 46 tripulantes.

Os dois incidentes na zona fronteiriça do Mar Amarelo (Mar Ocidental) elevaram a tensão entre as duas Coreias e deterioraram as relações entre Seul e Pyongyang, além de causar uma detenção brusca na ajuda humanitária e os projetos conjuntos.

Até o momento Coreia do Norte negou que tivesse atacado o navio de guerra sul-coreano.

Ao mesmo tempo, argumenta que abriu fogo com artilharia sobre Yeonpyeong, o que causou quatro mortes sul-coreanas no dia 23 de novembro, em resposta às provocações da Coreia do Sul, que nas proximidades realizava manobras navais, com disparos de artilharia.

Desde o início de 2011 a Coreia do Norte solicitou em várias ocasiões criar um diálogo para reduzir a tensão com a Coreia do Sul e reativar projetos econômicos conjuntos e a ajuda humanitária, enquanto Seul reivindica a Pyongyang concessões sobre seu programa nuclear.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página