Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2011 - 06h36

Arizona processa governo americano por "fracasso" no controle da imigração

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O Estado do Arizona apresentou na quinta-feira uma ação contra o governo americano pelo "fracasso" em garantir a segurança na fronteira e deixar a região desprotegida ante uma invasão da imigração ilegal, que o governo local vincula à violência.

A ação, que busca uma compensação de Washington, é uma resposta à demanda apresentada em junho de 2010 pelo administração de Barack Obama contra a lei de imigração aprovada pelo governadora Jan Brewer, que considera criminososo os imigrantes sem documentos neste estado fronteiriço com o México.

"Nossos cidadãos têm vivido com esta nuvem escura por muito tempo. É hora do governo federal fazer seu trabalho e garantir a segurança da fronteira", afirmou a governadora Brewer após apresentar a ação na corte federal de Phoenix.

A demanda acusa o governo federal especificamente de não ter reembolsado o Arizona em mais de 760 milhões de dólares pelos custos de deter os imigrantes ilegais.

"Apesar do controle da fronteira ser de responsabilidade federal, os estrangeiros ilegais que conseguem cruzar a fronteira e cometem um crime no Arizona se transformaram em responsabilidade do Arizona", declarou o procurador geral do estado, Tom Horne.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página