Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2011 - 16h07

Renúncia de Mubarak causa explosão de alegria na Tunísia

Publicidade

DA EFE, EM TÚNIS

Milhares de cidadãos saíram nesta sexta-feira às ruas exultantes em Túnis, capital da Tunísia, e centenas de motoristas buzinam sem cessar após a queda do ditador egípcio, Hosni Mubarak, no que representa a primeira celebração festiva dos tunisianos desde que puseram fim ao regime de Zine el Abidine Ben Ali.

A avenida Habib Burguiba, a principal via do país, ficou abarrotada de milhares de pessoas que dançam e expressam sua alegria pela queda do presidente egípcio, quase um mês depois da fuga do líder tunisiano no dia 14 de janeiro.

Quando a fuga de Ben Ali do país foi anunciada era noite e a capital se encontrava sob um estrito toque de recolher enquanto o povo aguardava notícias.

As semanas posteriores estiveram infestadas de protestos, distúrbios e conflitos com a polícia, que impediram os tunisianos de celebrarem a vitória sobre a ditadura que assolou o país durante 23 anos.

Mas nesta sexta-feira, com a situação mais acalmada, milhares de tunisianos saíram às ruas para celebrar a renúncia de Mubarak, no qual muitos consideram que a revolta tunisiana teve também um papel fundamental junto ao povo egípcio.

Grupos de jovens dançam na porta do Teatro Municipal na avenida Burguiba e dezenas de caravanas de veículos, alguns com bandeiras egípcias, percorrem as vias da capital e fazem o sinal da vitória com a mão.

O jornalista opositor Suhair Maklouf expressou à Efe sua "imensa alegria porque o povo egípcio vai começar, como o tunisiano, a tomar as rédeas de seu destino".

Centenas de pessoas continuam nestes momentos dirigindo-se ao centro da capital, onde estão improvisando uma festa popular espontânea.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página