Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2011 - 04h00

Vice-presidente cubano pede mais preparação sindical

Publicidade

DA EFE

O primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, avaliou neste sábado o plano de reajuste laboral empreendido pelo governo para reduzir as enormes folhas de pagamento estatais do país, e pediu mais "preparação" dos sindicatos no meio desse processo.

A estatal Agência de Informação Nacional (AIN) informou que Machado Ventura participou de um plenário da central de Trabalhadores de Cuba (CTC, sindicato único) e analisou o papel dos sindicatos como parte de um processo que prevê eliminar quase meio milhão de empregos públicos ao longo deste ano.

Segundo o reporte, o vice-presidente se referiu à necessidade de "aprofundar os trabalhos de preparação e capacitação dos dirigentes sindicais".

Além disso, o vice-presidente ressaltou que o chamado plano de "reordenamento laboral" em Cuba é "um processo único no mundo que persegue elevar os coeficientes econômicos a favor do bem-estar do povo".

De acordo com a AIN, González considerou que o sindicato deve "se preocupar com os filiados que ficarem disponíveis e acompanhá-los na busca de opções trabalhistas em sua localidade".

O governo da ilha prevê que nos próximos cinco anos 1,8 milhão de trabalhadores se incorporem ao setor econômico não estatal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página