Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2011 - 14h10

Irã nomeia cientista como novo diretor do programa nuclear

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O cientista nuclear Fereydun Abasi Davani, que sobreviveu a um atentado em novembro passado, foi nomeado novo diretor do programa nuclear do Irã.

Davani, 52, substitui Ali Akbar Salehi, no cargo desde 2009 e que foi designado chefe da diplomacia iraniana. A nomeação de Abasi foi resultado de uma ordem direta do presidente Mahmoud Ahmadinejad, segundo a televisão estatal.

O programa nuclear iraniano está no centro do conflito entre o Irã e a comunidade internacional. O Ocidente acusa Teerã de manter programa militar secreto e já aprovou quatro rodadas de sanções no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar conter seu desenvolvimento. Teerã nega e diz usar energia nuclear apenas com fins pacíficos.

Davani foi alvo de um atentado a bomba em novembro passado. Físico especialista em raios laser, ele e sua mulher ficaram feridos quando a bomba detonou diante da Universidade Shahid Beheshti, onde trabalha.

Um ataque similar atingiu o carro de seu colega Majid Shahriari. Ambos tinham papel crucial no programa nuclear iraniano.

Autoridades iranianas apontaram o Mossad e a CIA --os serviços secretos israelense e americano-- como responsáveis pelos atentados.

O presidente Ahmadinejad responsabilizou ainda o Conselho de Segurança por ter publicado listas de dirigentes iranianos submetidos a sanções internacionais por sua participação no programa nuclear iraniano. Abasi Davani figura nesta lista, descrito como "cientista de alto nível do ministério da Defesa", mas não Shahriari, responsável por um programa de reator nuclear.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página