Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2011 - 12h50

Jornalista é readmitida após polêmica no México

Publicidade

DA ANSA, NA CIDADE DO MÉXICO

A jornalista mexicana Carmen Aristegui voltará a trabalhar na próxima segunda-feira (21) na MVS Radio, de onde foi demitida após exigir que o presidente Felipe Calderón desse uma explicação sobre seu suposto problema com o consumo elevado de álcool.

A informação foi dada pela própria empresa que, em um comunicado oficial, atestou que a rádio e a jornalista mantêm uma "frutífera experiência que significou mais de dois anos de colaboração profissional".

Luis Acosta/AFP
Apoiadores da jornalista mexicana Carmen Aristegui; ela é restituída ao cargo após polêmica
Apoiadores da jornalista mexicana Carmen Aristegui; ela é restituída ao cargo após polêmica

"O contrato que regula esta relação profissional estabelece um processo judicioso para dirimir controvérsias derivadas dos conteúdos transmitidos no espaço radiofônico", colocou a MVS.

"Tanto a empresa como a jornalista Carmen Aristegui reconheceram nos últimos dias a pertinência de colocar em prática esta cláusula para resolver a diferença que levou à suspensão da relação trabalhista", continuou o boletim, que informa que o Código de Ética passaria a ficar disponível no site da MVS de forma a dar transparência "às normas do trabalho jornalístico neste espaço".

Alejandro Vargas, diretor da rádio mexicana, comemorou em sua conta no microblog Twitter o regresso de Aristegui e afirmou: "Obrigado a todos, de verdade. Foram muito importantes para a decisão. Estamos de volta, é oficial!".

Na semana passada, Aristegui, que também apresenta um programa da rede americana CNN em espanhol, qualificou sua saída do ar da MVS como um "feito abominável, autoritário, desmedido e inaceitável", e atribuiu a decisão às pressões da Presidência do México.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página