Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2011 - 02h16

Centenas de estudantes se manifestam no México contra aumento da violência

Publicidade

DA EFE

Centenas de jovens formaram na noite de quinta-feira o mapa do México com milhares de velas acesas para protestar contra o aumento da violência no país e contra a militarização no combate aos cartéis de drogas.

Os manifestantes, em sua maioria estudantes, marcharam por ruas do sul da Cidade do México e se concentraram à noite na esplanada da Cidade Universitária, na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), para formar o mapa do país com as velas acesas.

Os organizadores anunciaram que seriam acesas 31 mil delas, uma para cada um dos mortos nos últimos quatro anos em consequência da guerra dos cartéis das drogas entre si e destes com as forças federais. O objetivo, no entanto, não foi alcançado e apenas quatro mil velas foram acesas.

A manifestação foi convocada pela Coordenadora Metropolitana Contra a Militarização e a Violência.

O México vive uma escalada de violência que em 2010 matou 15 mil pessoas, no ano mais violento entre os quatro anos do Governo do presidente Felipe Calderón, que decidiu enviar 45 mil soldados e 20 mil agentes federais para combater os narcotraficantes nas zonas mais conflituosas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página