Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2011 - 10h22

Ugandenses vão às urnas para escolher novo presidente

Publicidade

DA EFE, EM CAMPALA

Os colégios eleitorais da Uganda abriram nesta sexta-feira suas portas para dar início ao processo de votação no qual quase 14 milhões de ugandenses vão escolher os membros do Parlamento e o presidente do país para os próximos cinco anos.

A grande maioria dos centros começou a funcionar às 7h do horário local (2h de Brasília), como estava previsto, embora a imprensa local tenha informado que o movimento era fraco no começo da manhã.

Uganda viveu nos últimos dias um clima de tensão já que se teme que ocorram distúrbios durante o processo eleitoral, especialmente entre os partidários do presidente, Yoweri Museveni, e seu principal rival político, Kizza Besigye, líder do Fórum pela Mudança Democrática (FDC).

Cerca de 13,9 milhões de ugandenses, quase a metade da população do país, estão registrados para votar nesta sexta-feira, segundo o Registro Nacional de Eleitores, embora a oposição duvide deste número, já que mais de 50% da população é formada por menores de 15 anos.

Pelo menos 10 mil observadores internacionais e 30 mil locais, além de 5.000 policiais, estão distribuídos por todo o país para fiscalizar a votação.

Oito candidatos competem pela Presidência, embora Museveni e Besigye sejam os principais aspirantes e devem receber a grande maioria dos votos dos ugandenses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página