Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2011 - 15h19

EUA desperdiçaram bilhões no Iraque e Afeganistão, diz estudo

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Corrupção e desperdício custaram ao governo americano bilhões de dólares na reconstrução de Iraque e Afeganistão, de acordo com um estudo oficial sobre o período de guerra divulgado nesta quinta-feira.

O relatório informa que "comportamentos criminosos e a espalhafatosa corrupção" foram responsáveis pela maior parte do desperdício relacionado aos aproximadamente US$ 200 bilhões gastos desde 2002 pelos Estados Unidos na reconstrução e outros projetos nos dois países.

O documento não divulga cifras exatas, mas cita relatório feito pelo Inspetor Geral para a Reconstrução do Afeganistão entregue ao Congresso em janeiro, que concluiu que os esforços estavam em claro risco por conta do pouco planejamento e da vigilância insuficiente.

Outra estimativa do relatório da Comissão sobre Contratos em Tempos de Guerra conclui que as perdas por fraudes nas duas zonas de guerra podem ter atingido US$ 12 bilhões.

"Quando se refere a vigiar os contratos de contingência, estivemos longe. As reformas são mais do que necessárias", informa o relatório.

"Por muitos anos, o governo abdicou de suas responsabilidades contratuais --frequentemente utilizando terceirizados como mecanismo padrão-- sem considerar os recursos necessários para controlá-las."

A comissão faz 32 recomendações para melhorar a situação tanto no Iraque como no Afeganistão --onde em torno de 200 mil pessoas são contratadas por empresas terceirizadas. Entre elas, aconselha uma diminuição na dependência da segurança privada e um aumento da competição entre terceirizados pelo menor preço.

Também sugeriu que uma agência independente faça a vigilância dos diferentes prestadores de serviços atualmente patrocinados pelo Departamento de Estado, Pentágono e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

A comissão foi estabelecida pelo Congresso em 2008 sob o modelo da Comissão Truman durante a Segunda Guerra Mundial, que investigou os gastos do governo americano durante o conflito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página