Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2011 - 19h32

Ucrânia lembrará 25 anos da tragédia de Chernobyl

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A Ucrânia lembrará no próximo sábado (26) os 25 anos da tragédia na usina nuclear de Chernobyl, quando o reator número quatro explodiu, enviando uma nuvem de radiação pela Europa.

Moradores colocaram flores e objetos em Prypyat, para lembrar as vítimas do pior acidente nuclear da história.

A Ucrânia afirmou este ano que derrubará as restrições à visitação e abrirá formalmente o local para visitantes --embora não tenha revelado uma data.

Sergei Supinsky/AFP
Arranjo de flores fica coberto de neve em Prypyat, perto de Chernobyl, às vésperas dos 25 anos da tragédia que matou 32
Arranjo de flores fica coberto de neve em Prypyat, perto de Chernobyl, às vésperas dos 25 anos da tragédia

O acidente ocorreu em 26 de abril de 1986, quando técnicos da unidade 4 do reator tentaram um experimento mal projetado. Eles desligaram o sistema de regulação de potência e os sistemas de segurança de emergência e retiraram a maioria das hastes de controle do núcleo do reator, mas mantiveram o funcionamento a 7%.

Às 1h23, a reação em cadeia no núcleo ficou fora de controle e várias explosões destruíram a tampa de aço e concreto pesado do reator. Grandes quantidades de material radioativo foram lançadas na atmosfera e levadas a grandes distâncias por correntes de ar --incluindo França e Itália.

Inicialmente, o acidente de Chernobyl matou 32 pessoas. Mas dezenas de trabalhadores tiveram doenças graves por radiação e milhares de pessoas tiveram doenças relacionadas à exposição ao material radioativo em vários países.

O acidente de Chernobyl gerou críticas aos reatores soviéticos e aumentou a resistência à construção de mais usinas desse tipo. A unidade 2 de Chernobyl foi fechada após um incêndio de 1991, a unidade 1 permaneceu ativa até 1996 e a unidade 3, até 2000, quando a estação de energia nuclear foi oficialmente fechada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página