Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2011 - 06h06

União Europeia adotará medidas restritivas contra Gaddafi com 'urgência'

Publicidade

DA EFE

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, assegurou neste domingo (27) que a União Europeia tomará "com urgência" medidas contra o regime de Muammar Gaddafi na Líbia como o congelamento de seus fundos, a proibição de viajar e o embargo de armas, na mesma linha da resolução do Conselho de Segurança da ONU.

"A UE respalda totalmente esta resolução e imporá medidas restritivas com urgência", afirmou a alta representante em comunicado divulgado esta madrugada.

Ashton explicou que a UE já trabalha nestas medidas e citou entre elas "o congelamento de ativos, a proibição de viajar e o embargo de armas".

"A adoção formal acontecerá tão em breve quanto possível para assegurar sua aplicação completa e imediata", acrescentou.

A também vice-presidente da Comissão Europeia explicou que está em contato com parceiros internacionais como a ONU e os Estados Unidos para discutir os passos seguintes.

Este sábado, Ashton se reuniu com o "número três" do Departamento de Estado americano, Bill Burns, e falou extensamente por telefone com a secretária de Estado, Hillary Clinton, para estudar os passos a serem dados após a resolução da ONU, segundo explicou na nota de imprensa.

"Continuaremos esta conversa na segunda-feira, quando nos reunirmos em Genebra (Suíça, onde se celebra uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU) e vamos continuar coordenando nossos esforços durante o fim de semana", acrescentou.

"A resolução de hoje (sábado) do Conselho de Segurança das Nações Unidas mostra que o que está ocorrendo na Líbia não vai ser tolerado pela comunidade internacional", considerou.

Na opinião de Ashton, a resolução também prova que a comunidade internacional está unida em seus esforços para deter as atrocidades no país.

"A violação dos direitos humanos devem terminar. Gaddafi e as autoridades líbias sabem que suas inaceitáveis e escandalosas ações terão consequências", destacou.

"O povo líbio falou e o coronel Gaddafi deve escutar", sustentou.

A alta representante ressaltou a necessidade de que os responsáveis pelos ataques contra civis prestem contas perante a justiça, e comemorou a decisão do CS de comparecer ao promotor da Corte Internacional de Justiça.

"A comunidade internacional não tolerará que os crimes cometidos fiquem impunes", destacou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página