Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2011 - 06h21

AI acusa forças iemenitas de 'desprezo' à vida de seus cidadãos

Publicidade

DA EFE

A AI (Anistia Internacional) acusou as forças de segurança iemenitas de mostrar "desprezo" pela vida dos cidadãos ao impedir a transferência para o hospital de feridos nos protestos antigovernamentais da sexta-feira, nos quais houve pelo menos 11 mortos.

Segundo informações recebidas pela AI, as forças de segurança do país árabe dispararam contra os manifestantes e atacaram com suas armas de fogo algumas casas onde pensavam que tinham se refugiado alguns deles.

O comentário foi feito por Philip Luther, diretor-adjunto da AI para o Oriente Médio e o Norte da África.

"As autoridades iemenitas têm a obrigação de assegurar que os feridos recebam tratamento médico. Sob nenhum conceito devem bloquear o acesso à ajuda médica necessária, sobretudo quando estão em perigo vidas humanas", acrescentou.

O número de mortos nos recentes protestos contra o presidente iemenita é de 27, o que representa uma média de quase três pessoas mortas por dia desde 16 de fevereiro.

A AI reivindica das autoridades iemenitas "uma investigação urgente e independente das mortes de manifestantes e pessoas que estavam nas imediações e da permissão de acesso ao pessoal de saúde".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página