Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2011 - 08h43

Ex-ditador do Egito é proibido de sair do país, diz TV

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A emissora de TV estatal do Egito afirmou nesta segunda-feira que o promotor-geral do país, Abdel Meguid Mahmud, proibiu o ex-ditador Hosni Mubarak e sua família de viajarem ao exterior e afirmou que todos os seus bens estão "apreendidos".

A ação é a última medida adotada contra a família Mubarak. No último dia 20, o promotor havia pedido que fossem congelados os bens do ex-ditador e de sua família no estrangeiro.

Amr Abdallah Dalsh/Reuters
Hosni Mubarak, em foto de 19 de outubro de 2010; procurador-geral do Egito proíbe ele e sua família de viajar ao exterior
Hosni Mubarak, em foto de 19 de outubro de 2010; procurador-geral do Egito proíbe ele e sua família de viajar ao exterior

Antes, o Egito já havia pedido ao Reino Unido que congelasse os bens dos ex-dirigentes egípcios, segundo o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague.

Mubarak renunciou no último dia 11 após quase 30 anos de um governo de mão de ferro.

O povo celebrou com gritos, bandeiras e canções a saída do ditador de 82 anos, após 18 dias de intensos protestos populares que chegaram a reunir mais de 1 milhão em todo país.

Nascido em 1928 no Delta do Nilo, Mubarak ascendeu na Força Aérea como piloto de combate. Em 1973, liderava as Forças Aéreas na guerra de Yom Kippur com Israel.

Ele ficou no cargo por mais dois anos, quando o então presidente, Anuar El Sadat, o nomeou como vice. Mubarak assumiu a Presidência quando islamitas mataram a tiros El Sadat, em um desfile militar em 1981. O ex-comandante da Força Aérea provou ser um líder muito mais durável do que qualquer um imaginava na época.
Após renunciar, ele entregou o poder a um conselho de militares, e acredita-se que agora ele vive com sua família, em reclusão, no resort de Sharm el Sheikh, no mar Vermelho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página