Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2011 - 17h23

Irã alerta contra manifestação da oposição marcada para amanhã

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Irã advertiu nesta segunda-feira aos partidários da oposição que pretendem fazer uma manifestação terça-feira para pedir a libertação de dois de seus líderes, que estavam submetidos a uma espécie de prisão domiciliar.

"Quem violar a lei deverá responder por seus atos", declarou o procurador-geral iraniano, Gholam Hossein Mohseni Ejeie, de acordo com o site da televisão estatal.

Segundo um site reformista, autoridades iranianas levaram Mir Houssein Mousavi e Mehdi Karroubi para uma prisão em Teerã.

Mousavi, sua esposa Zahra Rahnavard e Karroubi e sua esposa, Fatemeh Karroubi, foram transferidos ao Heshmatieh, prisão na capital iraniana. Eles estavam sob prisão domiciliar há mais de duas semanas.

Os sites de oposição chamaram novas manifestações para terça-feira para protestar contra o tratamento dos dois líderes da oposição, sob prisão domiciliar após convocarem uma manifestação proibida no dia 14 de fevereiro.

A organização ameaçou um novo protesto em 15 de março, caso Karroubi e Mousavi não sejam liberados antes dessa data.

Mousavi e Karroubi convocaram uma manifestação que levou milhares de pessoas às ruas para protestar contra o governo, no primeiro protesto deste tipo em um ano no país. Duas pessoas foram mortas durante a demonstração.

Ambos são acusados pelo governo de serem "contra-revolucionários", e foram colocados entre os grupos da oposição que pedem a queda do regime islâmico.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página