Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2011 - 09h53

Israel atenua bloqueio a Gaza e autoriza exportação de tomates

Publicidade

DA REUTERS, EM GAZA

Israel atenuou seu bloqueio econômico à faixa de Gaza, autorizando nesta quarta-feira que um caminhão cruzasse a fronteira com uma carga de tomates-cereja com destino à Europa, segundo autoridades.

Raed Fattouh, coordenador de ligação com Israel, disse que o caminhão deixou o território palestino governado pelo grupo islâmico Hamas, cruzando a principal passagem na fronteira Gaza-Israel.

Said Khatib/AFP
Palestino inspeciona caminhão com tomates exportados de Gaza à Europa, em concessão de Israel
Palestino inspeciona caminhão com tomates exportados de Gaza à Europa, em concessão de Israel

O Ministério israelense da Defesa havia anunciado no domingo (27) que a exportação da carga de tomates tinha sido autorizada, em coordenação com o governo holandês.

Israel começou em novembro a atenuar as restrições a Gaza, atendendo às exigências do Ocidente contra o embargo econômico imposto ao território desde que o Hamas tomou a força o poder, em 2007.

Grupos de direitos humanos dizem que o embargo piora as condições econômicas de muitos dos 1,5 milhão de palestinos de Gaza --muitos deles refugiados em condições de pobreza.

O Hamas se opõe à existência do vizinho Estado judeu, e militantes do território litorâneo frequentemente disparam foguetes e granadas de morteiros contra cidades de Israel, que costuma reagir com bombardeios aéreos letais.

Desde novembro, foram exportados morangos, cravos e pimenta da faixa de Gaza para a Europa, levados por 184 caminhões via Israel, segundo nota do governo israelense.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página