Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2011 - 03h19

Tiroteio entre traficantes deixa 18 mortos no México

Publicidade

DA EFE

Dezoito pessoas morreram na segunda-feira (7) durante um tiroteio entre supostos traficantes no estado mexicano de Tamaulipas, no nordeste do país, informou uma fonte oficial.

O governo de Tamaulipas assinalou em um breve comunicado que o confronto ocorreu na manhã de segunda no município de Abasolo, indicando ainda que mantém uma estreita comunicação com as autoridades municipais e dependências federais para investigar o caso.

Abasolo é uma comunidade agrícola, a 100 quilômetros de Ciudad Victoria, capital de Tamaulipas, e tem 14 mil habitantes.

O Estado, na fronteira com os Estados Unidos, é cenário desde o fim de 2009 de uma guerra declarada entre os cartéis de drogas do Golfo e o Los Zetas, que já foram aliados.

Na segunda-feira a Polícia Federal capturou um líder do Los Zetas no estado de Oaxaca, no sul do país, que revelou alguns detalhes deste conflito entre cartéis mexicanos.

Marcos Carmona Hernández, conhecido como "El Cabrito", confessou à polícia que o Los Zetas mantém um acordo de não agressão e colaboração com as organizações criminosas dos irmãos Beltrán Leyva, de Juárez e dos irmãos Arellano Félix.

Há informações divulgadas pela imprensa local dando conta de que para enfrentar essa aliança do Los Zetas se uniram os cartéis de Sinaloa (o mais poderoso), do Golfo e La Familia Michoacana.

Em quatro anos, esta guerra entre cartéis do narcotráfico e os conflitos das organizações criminosas contra as forças federais deixaram o saldo de 35 mil mortos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página