Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2011 - 15h42

Forças Armadas do Uruguai pedem para ver vídeo sobre militares

Publicidade

DA ANSA, EM MONTEVIDÉU

O chefe de Estado-Maior da Defesa do Uruguai, José Bonilla, pediu para assistir ao vídeo nos quais três supostos militares ameaçam juízes e promotores por conta da prisão de oficiais que violaram os direitos humanos durante a ditadura no país (1973-1985).

A informação é do jornal uruguaio "Ultimas Noticias", segundo o qual Bonilla teria se encontrado com um dos três comandantes das Forças Armadas, que também solicitou acesso às gravações.

Segundo o periódico "El País", Bonilla já descartou que oficiais, aposentados ou em atividade sejam os autores do vídeo, já que "o estilo dos militares" não é fazer ameaças.

O presidente José Mujica confirmou ontem ter visto a gravação, ainda que tenha se negado a fazer qualquer tipo de comentário.

Em janeiro deste ano, um grupo de militares uruguaios aposentados pediu ao alto comando das Forças Armadas a defesa de ex-oficiais presos por violações aos diretos humanos durante a ditadura. A demanda que foi negada.

Eles ainda ameaçaram usar medidas "extremas, que não desejariam chegar jamais" caso o pedido não fosse atendido.

Desde 2006, 12 oficiais, entre eles o ex-ditador Gregório Alvarez (1981-1985), cumprem prisão em uma cadeia especial para militares por crimes cometidos durante o regime, alguns dos quais continuam sob investigação.

Em fevereiro deste ano, foi reaberta a investigação de casos de crimes cometidos durante a ditadura no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página