Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2011 - 10h21

Voos começam a voltar ao normal na Argentina, depois de falhas

Publicidade

DE SÃO PAULO

O movimento nos aeroportos da Argentina começou a voltar ao normal nesta terça-feira, depois de uma paralisação de quase oito horas por falha no sistema de comunicação.

Segundo o jornal argentino "Clarín", a atividade nos aeroportos de Buenos Aires se normalizava lentamente nesta terça-feira. O jornal cita o início da normalização de Ezeiza, o maior da capital argentina de onde partem os voos internacionais, o Aeroparque, responsável por voos locais, e o San Fernando, que lida com o tráfego de aeronaves privadas.

os aeroportos Aeroparque Metropolitano 'Jorge Newbery' (nacional e regional de Buenos Aires), o de Ezeiza (internacional de Buenos Aires) e de San Fernando (próximo à capital).

A falha no sistema de comunicação do Centro de Controle Aéreo na Argentina foi detectada no início da tarde de segunda-feira na torre do aeroporto de Ezeiza. Com isso, cerca de 120 voos não puderam decolar nem pousar dos três aeroportos na capital.

Por volta das 20h de segunda, o problema foi solucionado. As operações foram, então, reprogramadas para hoje.

De acordo com o "Clarín", o primeiro voo a decolar do aeroporto de Ezeiza depois da falha foi um avião da Alitalia, com destino a Roma.

A FALHA

As torres de controle dos três aeroportos perderam contato por meio de rádio com todos os aviões comerciais. Não foram registrados acidentes porque todas as aeronaves possuem sistemas de rádio e radar, que alertam para colisões.

No entanto, a coordenação simultânea de pousos e decolagens de dezenas de voos se tornou impossível sem o sistema em terra.

Segundo a Administração Nacional de Aviação Civil, a Anac da Argentina, os aeroportos fechados foram o Ezeiza, o Aeroparque, e o San Fernando.

O sistema de comunicações deixou de funcionar após panes no computador central e no computador reserva do Centro de Controle Aéreo argentino. Elas desabilitaram as três frequências de rádio do sistema.

Ao menos 125 voos que partiriam dos três aeroportos ou chegariam a eles foram afetados pela pane.

Os aviões que se dirigiam para os aeroportos afetados tiveram de ser desviados para outros aeroportos argentinos e para Montevidéu, no Uruguai. A presidente Cristina Kirchner teve que cancelar um compromisso na província de Salto.

Os três aeroportos ficaram lotados de passageiros à espera de informações. "Milhares de pessoas foram afetadas", disse o diretor da Anac argentina, Fernando Jantus.

VOOS DO BRASIL

Segundo a Aeropuertos Argentinos 2000, a empresa que gere os aeroportos da Argentina, dez voos vindos do Brasil foram cancelados.

Seis deles deveriam ter partido do aeroporto de Guarulhos.

"Remarcaram o voo para as 8h de amanhã [terça-feira], mas disseram que não podiam garantir nada. Com isso, estamos perdendo um dia de férias", disseram os brasileiros Miguel e Marina Lotito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página