Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2011 - 10h49

Parlamento português vota medidas contra crise na quarta-feira

Publicidade

DA REUTERS, EM LISBOA

O Parlamento de Portugal vai votar medidas de austeridade fiscal nesta quarta-feira, criando o cenário para um potencial colapso da administração da minoria Socialista um dia antes do encontro de líderes europeus.

O primeiro ministro José Sócrates ameaçou deixar o cargo caso a oposição vote contra o pacote. O principal partido de oposição, o Social Democrata, se recusa a apoiar o governo e começou a falar sobre eleições, o que complica a tentativa do país se seguir os passos da Grécia e da Irlanda no aprofundamento da crise.

"Amanhã o Parlamento dará respostas ao país", disse a Heloisa Apolonia, parlamentar do Partido Verde, depois de um encontro com os líderes do Parlamento nesta terça-feira.

O governo tinha esperanças de obter apoio para os seus planos antes do encontro de líderes da união Europeia, na quinta-feira, que deve aprovar um fundo de resgate para as economias da Zona do Euro.

Francisco Assis, líder dos Socialistas no Parlamento, disse que ainda há tempo para um acordo, já que uma derrota do governo vai jogar o país em "um abismo".

"As próximas 24 horas serão decisivas para o país, não só os próximos meses, mas também os próximos anos", disse Assis.

As últimas medidas de austeridade fiscal incluem cortes no orçamento para assegurar que o governo possa cortar 4,6% do seu PIB em despesas.

Alguns analistas dizem que o mercado financeiro já começou a acreditar em uma mudança de governo e prever que um resgate financeiro do país está próximo.

Os custos de captação de Portugal, ou seja, os juros pagos para emitir títulos da dívida, aumentaram nos últimos meses com a crise da dívida do país. Os juros pagos pelos títulos de 10 anos foram de 7,8% no início deste mês, o que é considerado insustentável pela equipe econômica do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página