Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2011 - 09h00

Otan busca acordo para controlar todas as operações na Líbia

Publicidade

DA EFE, EM BRUXELAS

Os países da Otan buscarão neste domingo um acordo para tomar o controle de todas as operações militares na Líbia, depois de o organismo ter assumido o comando da zona de exclusão aérea imposta contra o regime de Muammar Gaddafi.

Com esse fim, os embaixadores aliados se reunirão a partir das 16h GMT (13h de Brasília) na sede da organização em Bruxelas, informaram fontes diplomáticas.

Está previsto que cheguem a um acordo definitivo e o secretário-geral, Anders Fogh Rasmussen, o torne público nesta mesma noite.

Caso contrário, as conversas continuariam durante os próximos dias.

Na quinta-feira passada, a Otan aceitou fazer a manutenção da zona de exclusão aérea decretada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e que uma coalizão de voluntários liderada por França, Reino Unido e Estados Unidos se encarregou de executar.

Se passar a tomar o comando de todas as operações, a Aliança controlará também as missões contra alvos terrestres para proteger a população civil líbia, ataques até então desenvolvidos por esses três países.

O tenente-general Charles Bouchard, da Força Aérea canadense, será o responsável pelas operações da Otan na Líbia.

Bouchard é, atualmente, o chefe adjunto do Comando Aliado Conjunto de Nápoles, de onde são dirigidas as ações no país norte-africano.

Além do operacional aéreo, a Otan se encarrega de garantir o cumprimento do embargo de armas que pesa sobre a Líbia com uma missão naval no mar Mediterrâneo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página