Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2011 - 11h30

Japão diz que não há confirmação de que água radioativa chegou ao mar

Publicidade

DAA AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão afirmou nesta terça-feira que ainda não há confirmação de que a água radioativa que vazou de um túnel subterrâneo na usina nuclear de Fukushima Daiichi chegou ao mar.

Os níveis de água nos túneis, que ficam a apenas 55 metros de distância da costa, tem-se mantido estáveis. A operadora de usina, a Tokyo Electric Power Co. (Tepco), tem tomado medidas para impedir que a água deixe o túnel --como a colocação de sacos de areia e blocos de concreto.

Mas, segundo a agência de notícias Kyodo, o nível de água no túnel ligado aos reatores 1 e 3 está a apenas dez centímetros de sua abertura no solo.

Damir Sagolj/Reuters
Homem coloca placa com o nome de seu bairro, destruído em Rikuzentakata, na província de Iwate
Homem coloca placa com o nome de seu bairro, destruído em Rikuzentakata, na província de Iwate

O vazamento estava em um túnel que rodeia o reator número 2 e viria do núcleo do reator, onde as varetas de combustível sofreram derretimento parcial, segundo a Kyodo.

Segundo a Tepco, a água continha concentrações radioativas de mais de mil milisievert por hora. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA diz que uma única dose de 1.000 millisieverts é suficiente para causar hemorragia em 30 minutos. Se a pessoa ficar exposta por quatro horas, pode morrer em 30 dias.

Esse nível é similar ao detectado este fim de semana em uma região alagada no interior do prédio de turbinas da unidade 2, que obrigou a interromper o trabalho dos operários.

A agência disse na segunda-feira que a Tepco deve bombear a água altamente contaminada que se acumula no porão do prédio de turbinas do reator, conectado ao tubo, para eventualmente removê-la.

Os técnicos em Fukushima já haviam liberado vapor com radioatividade para conter o aumento da pressão nos reatores e evitar uma explosão, mas esta é a primeira vez que se fala em vazamento de água radioativa --o que aumenta o risco de uma contaminação ambiental.

Até então, água com alto teor de radiação havia sido encontrada somente dentro dos edifícios dos reatores.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página