Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2011 - 13h57

Acidente de avião da ONU mata ao menos dez no Congo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos dez pessoas morreram quando um avião da missão da ONU na República Democrática do Congo (Monusco) aterrissava no Aeroporto Internacional de Ndjili, em Kinshasa, informou uma fonte da organização. O acidente deixou ainda ao menos 16 feridos.

O acidente aconteceu pouco depois das 14h (10h de Brasília), quando o piloto tentou aterrissar sob uma forte chuva que caía na capital.

Segundo o correspondente da agência de notícias France Presse, a aeronave se partiu em vários pedaços na pista. Uma testemunha ouvida pela agência de notícias Reuters disse que o Bombardier CRJ-300 se incendiou e ficou completamente destruído.

Este é o primeiro acidente com um avião da ONU no país desde o início da missão, em 1999.

O número de vítimas ainda deve aumentar e a agência de notícias Reuters, que cita uma fonte do governo, fala em ao menos 20 vítimas.

Joseph Kiboko, funcionário do Ministério de Saúde congolês, disse que o piloto perdeu o controle do avião, devido aos fortes ventos na cidade, e passou a pista de aterrissagem.

Ele disse ainda que o avião levava 32 passageiros e três tripulantes. "Nós vimos oito pessoas no hospital que ainda respiravam, mas não sei se sobreviveram. Ambos os pilotos morreram".

As equipes de resgate tentavam cortar a fuselagem para retirar as pessoas presas na aeronave.

Há relatos divergentes sobre a rota da aeronave. Alguns dizem que o avião havia decolado da cidade de Kisangani, capital da província Oriental, outros apontam a origem do voo em Goma.

A Monusco não fez declarações oficiais sobre o acidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página