Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2011 - 11h31

Presidente do BCE diz que incentivou Portugal a pedir ajuda

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, disse nesta quinta-feira que a instituição incentivou Portugal a pedir ajuda financeira externa.

As declarações de Trichet foram dadas na coletiva de imprensa para explicar o aumento da taxa básica de juros na Europa, de 1% para 1,25% e um dia depois do primeiro-ministro demissionário de Portugal anunciar na TV que irá pedir socorro financeiro aos parceiros da União Europeia.

"Nós incentivamos as autoridades portuguesas a pedir uma ajuda financeira", declarou Trichet na entrevista coletiva.

Sobre a decisão de elevar os juros, Trichet disse que a Europa enfrenta riscos contínuos na inflação, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas por Portugal, Grécia e Irlanda.

O aumento das taxas de juros na Europa foi a primeira desde 2008. A taxa estava no menor nível histórico.

O BCE tinha o dilema de controlar o aumento da inflação ou manter a política monetária mais frouxa para incentivar a recuperação da economia de países da zona do euro que sofrem uma crise da dívida e do sistema financeiro. A opção foi de garantir o controle dos preços.

POLÍTICA MONETÁRIA

O BCE elevou nesta quinta-feira sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, de 1% a 1,25%, sua primeira alta desde julho de 2008, anunciou nesta quinta-feira um porta-voz da instituição monetária em Frankfurt.

O aumento visa a combater a inflação, apesar do impacto que este aumento pode ter em países com problemas financeiros. Portugal pediu na véspera ajuda externa para pagar suas dívidas e Grécia e Irlanda já receberam pacotes de resgate europeus.

O presidente do BCE, já alertara sobre um aumento na inflação a medida que algumas partes da Europa mostram sinais de recuperação econômica.

Enquanto isso, o Banco da Inglaterra manteve sua taxa básica de juros vigente há dois anos inalterada, em 0,5%.

A instituição manteve ainda a suspensão de seu programa de compra de ativos, em sua reunião mensal de política monetária realizada em Londres.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página