Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2011 - 15h36

Parlamento aponta policial como nova presidente do Kosovo

Publicidade

DA EFE, EM PRISTINA

A atual subdiretora da Polícia do Kosovo, Atifete Jahjaga, foi escolhida nesta quinta-feira como nova presidente do país com o apoio de dois terços dos deputados do Parlamento.

Jahjaga, cuja candidatura foi aprovada pelas principais forças políticas do país, obteve 80 votos, frente aos dez alcançados pela outra candidata, Suzana Novoberdaliu, e ostentará a chefia do Estado durante um ano.

Com sua escolha se supera a crise institucional que teve início depois que o Tribunal Constitucional declarou ilegal a nomeação do presidente anterior, uma decisão que abriu a possibilidade de se convocar eleições gerais antecipadas.

Segundo a máxima instância judicial, o Parlamento violou a Constituição na escolha anterior, o político Behgjet Pacolli, já que este não conseguiu o apoio de dois terços dos deputados.

Jahjaga é a primeira mulher a ser escolhida presidente do jovem país, que em 2008 se tornou independente de forma unilateral da Sérvia. Também é a primeira chefe do Estado que consegue ser eleita na primeira rodada de votações.

A nova presidente tem 35 anos e se formou em direito pela Universidade de Pristina. Após o conflito bélico de 1999 entre os separatistas kosovares e as forças sérvias, Jahjaga trabalhou como tradutora das forças policiais da ONU (Organização das Nações Unidas), que administrava o território.

Posteriormente, se formou na Academia de Polícia e em pouco tempo chegou à subdireção.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página