Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2011 - 10h03

Alemanha diz que suspeito detido planejava ataque a bomba

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um dos três suspeitos detidos nesta sexta-feira (29) na Alemanha planejava há quatro meses um ataque a bomba. Ele teria recebido a ordem para o ataque em 2010, de um dirigente da rede terrorista Al Qaeda, informou o procurador-geral adjunto, Rainer Griesbaum.

O marroquino identificado como Abdelakim El K., 29, morava ilegalmente na Alemanha desde novembro de 2010. Ele tinha relações com Áustria, Marrocos, Kosovo e Irã, segundo o chefe da polícia federal alemã (BKA), Jörg Zierck.

As autoridades alemãs disseram que Abdelakim ainda não havia determinado o local exato do ataque, mas seria uma área com muitos pedestres.

Alex Domanski/Reuters
Polícia escolta suposto membro da Al Qaeda ao chegar na corte de Karlsruhe; eles planejavam ataque a bomba na Alemanha
Polícia escolta suposto membro da Al Qaeda ao chegar na corte de Karlsruhe; eles planejavam ataque a bomba na Alemanha

As autoridades alemãs haviam dito na sexta-feira que os suspeitos discutiram planos de colocar uma bomba em um ônibus ou em um ponto de ônibus. Já o jornal "Bild" afirma que a competição Eurovision Song Contest, assistida por mais de 100 milhões na televisão, era um alvo provável. O concurso será realizado em Dusseldorf no próximo dia 14.

Ele e os outros dois suspeitos detidos estavam na fase de preparação dos explosivos.

"Eles ainda estavam na fase experimental", disse Griesbaum. "Eles estavam planejando explodir um dispositivo com pedaços de metal no meio de uma multidão".

Os três foram detidos em operações policiais em Dusseldorf e Bochum, às 6h30 no horário local. A operação foi ordenada após um período de monitoração do grupo e a constatação de que eles poderiam estar perto de cometer o ataque. Promotores disseram que o público nunca esteve em perigo.

El K. foi indiciado por planejar um ataque terrorista na Alemanha e por ser membro de uma organização terrorista estrangeira. Os outros dois suspeitos ainda estão sendo interrogados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página