Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2011 - 09h40

Atentados deixam ao menos oito mortos no Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um dia depois da promessa de uma nova ofensiva do grupo islâmico Taleban, uma série de atentados deixou ao menos oito mortos e outros 25 feridos no Afeganistão.

Um dos ataques foi perpetrado por um adolescente de 12 anos, que detonou um cinturão de explosivos no mercado do distrito de Shkin, segundo Mujlis Afghan, porta-voz da província de Paktika, na fronteira com o Paquistão.

O ataque matou quatro pessoas, entre elas o diretor do conselho de distrito, e deixou outros 12 feridos. Afghan disse que o diretor do conselho, Sher Nawaz, era o provável alvo dos militantes.

Naweed Haqjoo/Efe
Policial afegão faz guarda em local de atentado a bomba em Ghazni; série de ataques matou ao menos oito
Policial afegão faz guarda em local de atentado a bomba em Ghazni; série de ataques matou ao menos oito

Na província vizinha de Ghazni, militantes do Taleban executaram uma emboscada contra uma viatura da polícia e abriram fogo contra os agentes.

Dois policiais e dois civis, incluindo uma mulher, morreram durante a batalha, que durou uma hora, segundo balanço do comandante adjunto da polícia provincial, Mohamad Husain.

Na capital desta mesma província, Ghazni, 13 civis ficaram feridos na explosão de uma bicicleta-bomba diante do quartel-general da polícia.

Os ataques marcaram o primeiro dia da ofensiva de primavera do Taleban. Em um comunicado divulgado no sábado, o movimento insurgente anunciou que aumentaria as ações contra bases militares, comboios e autoridades afegãs, incluindo membros do conselho de paz que trabalham para reconciliar o governo e a ala mais moderada do grupo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página