Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2011 - 12h41

Merkel espera avaliação sobre a Grécia antes de falar em ajuda

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta terça-feira que espera a avaliação da Comissão Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional) sobre a Grécia para se pronunciar sobre uma ajuda ao país.

"Espero que a missão na Grécia termine sua análise no fim de semana. Não vou me pronunciar até que conheça os resultados", afirmou Merkel, durante uma coletiva na Associação de Imprensa Estrangeira, em Berlim.

A chanceler acrescentou que as especulações sobre a situação financeira grega não faze "nenhum favor à Grécia ou à Europa".

Merkel destacou que a Grécia não se encontra na mesma situação de um ano atrás, quando fechou o pacote de resgate financeiro. Segundo ela, Atenas deu passos "difíceis e valentes".

RESGATE ADICIONAL

A Grécia espera receber, até o mês que vem, uma nova ajuda financeira de 60 bilhões de euros dos países da UE (União Europeia). A informação foi publicada pela agência de notícias Dow Jones, citando como fonte um alto funcionário do governo grego, que não foi identificado.

Em maio do ano passado, a Grécia fechou um pacote de ajuda financeira de 110 bilhões de euros com a UE e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para sair da crise financeira. Um ano depois, a situação do país ainda é grave, tanto que o mercado aposta em uma reestruturação da dívida do país, que poderia representar um "calote seletivo".

Apesar das notícias que vem circulando desde a última sexta-feira, quando a revista alemã 'Der Spiegel' publicou que a Grécia considera deixar a zona do euro, o governo grego nega um novo pacote de resgate.

O governo desmentiu nesta terça-feira as informações de que negocia uma nova ajuda de 60 bilhões de euros.

'Esse assunto não existe, nem estamos negociando um novo pacote de resgate', declarou um porta-voz do Ministério das Finanças grego.

Entre 2012 e 2013, a Grécia terá que pagar 57 bilhões de dívidas que irão vencer.

Nesta terça-feira, a Grécia emitiu títulos da dívida no valor de 1,625 bilhões de euros, com vencimento em seis meses. Os juros cobrados pelo mercado forma de 4,88%, um pouco acima dos 4,80% pagos na emissão do mês passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página