Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2011 - 17h24

França multa ao menos 30 mulheres por uso do véu islâmico

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um mês após a aprovação da polêmica lei que proíbe o uso do véu islâmico em público, a polícia da França já abordou 46 e multou ao menos 27 mulheres, informou o Ministério do Interior francês. Cerca de 2.000 mulheres usam o véu no país, de acordo com estimativas do governo.

Já a organização "Touche pas à la Constitution" ("Não altere a Constituição", em tradução livre"), diz que foram ao menos 30 as multadas e que a lei já fez com que metade das mulheres deixassem de usar o véu.

Arte/Folha.com

A utilização da vestimenta "foi confinada à casa, por lei", disse Jean-Bruno Roumégoux, presidente da ONG que critica a lei.

O uso do véu pode incorrer em multa de até 150 euros ou a realização de um curso de cidadania. Já a mulher que utilizar a burca pode ser multada em até 60 mil euros e dois anos de prisão.

PROTESTO

A ONG "Touche pas à la Constitution" é a mesma que organizou um protesto em frente à catedral de Notre Dame no dia 11 de abril, quando a lei entrou em vigor.

France Presse - 11.abr.2011
Kenza Drider usa um niqab na cidade de Avignon; duas mulheres são presas durante manifestação em Paris
Kenza Drider usa um niqab na cidade de Avignon; duas mulheres são presas durante manifestação em Paris

O organizador do protesto, Rachid Nekkaz, afirmou à France Presse que foi detido com uma amiga que usava o niqab diante do Palácio do Eliseu, sede da Presidência francesa, pouco antes da manifestação em Notre Dame.

No dia 11 de abril entrou em vigor na França uma lei que proíbe o uso do véu islâmico integral --burca ou niqab, que cobrem da cabeça aos pés com uma abertura na altura dos olhos-- em todos os espaços públicos na França, desde prédios estatais, hospitais, agências de correios até transportes públicos e lojas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página