Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2011 - 02h41

Ciência e integração serão pauta na visita de Dilma ao Uruguai

Publicidade

DA EFE

A visita que a presidente Dilma Rousseff fará no Uruguai na segunda-feira terá como pontos fundamentais o desenvolvimento de uma cooperação científica e o fomento da integração das comunicações, comunicou nesta sexta-feira o embaixador brasileiro em Montevidéu, João Carlos de Souza Gomes.

Em um encontro com a imprensa na sede da legação brasileira na capital uruguaia, o diplomata detalhou as linhas principais da visita do governante no país, que estará acompanhada de oito de seus ministros em sua terceira viagem oficial ao exterior desde que assumiu a Presidência.

Souza Gomes considerou que o encontro trará "um componente de continuidade" da agenda bilateral em andamento, inclusive no âmbito cientista e tecnológico.

Dilma será recebida pelo presidente José Mujica no aeroporto de Montevidéu e seguirá para o Laboratório Tecnológico del Uruguay (LATU), onde fica um centro de desenvolvimento de conteúdos e laboratório de TV digital impulsionado por ambos os governos.

Em 2010, Mujica anunciou a adoção do sistema de televisão digital brasileiro-japonês, em detrimento do sistema europeu eleito por seu antecessor, Tabaré Vázquez.

Depois a governante comparecerá a uma reunião privada com o uruguaio na sede do Ministério das Relações Exteriores, cuja agenda "é muito ampla" e na qual "não serão excluídos" temas como as mudanças no cenário internacional e as alianças políticas na região, afirmou o ministro. Enquanto os líderes se reúnem, os ministros das comitivas manterão uma série de reuniões técnicas.

"Nossas relações se baseiam não só na proximidade geográfica, nós dividimos uma fronteira que não é um marco divisório, mas um traço de união entre dois países e é um ponto de encontro de dois povos que se gostam, que têm afinidades e compartilham valores comuns", disse.

Antes de finalizar o encontro, Dilma e Mujica assinarão acordos sobre diversos assuntos, desde cooperação para o ensino de português a policiais de fronteiras uruguaios até o desenvolvimento de software para melhorar os censo da população.

Também serão tratados assuntos como o aprofundamento da integração no Mercosul e as melhorias na infraestrutura de transportes de ambos os países, com a construção de uma nova ponte sobre o rio Yaguarón e o desenvolvimento da interconexão ferroviária.

A visita de Dilma, que voltará para Brasília no mesmo dia, encerrará com um almoço oferecido por Mujica em sua homenagem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página