Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2011 - 08h10

Tchetchênia detém suspeito de matar jornalista Anna Politkovskaya

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia da Tchetchênia deteve na noite de segunda-feira Rustam Majmudov, suspeito de assassinar a jornalista russa de oposição Anna Politkovskaya, em 2006.

Sergei Chirikov/Efe
Jornalista russa Anna Politkovskaya foi morta em outubro de 2006
Jornalista russa Anna Politkovskaya foi morta em outubro de 2006

"Rustam Ruslanovitch, o mais velho dos irmãos Majmudov, foi detido na noite passada em Atshjoi-Martan [zona oeste de Grozny, a capital da Tchetchênia] na casa de seus pais", declarou o advogado Saidajmet Arsamerzaiev, que representa o irmão de Ruslanovitch, Ibraguim Majmudov, acusado como cúmplice do crime.

Politkovskaya, que nasceu em Nova York em 1958, foi morta em 17 de outubro de 2006 --enquanto preparava um artigo sobre as torturas sistemáticas realizadas na Tchetchênia. O texto foi publicado por seus companheiros cinco dias após sua morte.

Ela foi morta a tiros em Moscou, quando voltava ao apartamento onde morava.

Três suspeitos foram presos, acusados de ter participado do homicídio. Quatro anos depois, contudo, a Justiça ainda não identificou a pessoa que ordenou este assassinato.

Muitos jornalistas foram atacados ou mortos na Rússia nos últimos anos, com poucos perpetradores encontrados e condenados. Desde 2000, ao menos 18 assassinatos ficaram sem solução, segundo o Comitê de Proteção a Jornalistas, com base em Nova York.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página